Artigos e Posts

Michelle Palermi

Michelle Palermi

Mãe, escritora e jornalista. Apaixonada por comunicação, já atuou em grandes players do mercado da beleza desenvolvendo conteúdos e assessoria de imprensa. Atualmente, deseja entregar toda essa experiência aliada ao que mais ama, o desenvolvimento humano, através das técnicas do Yoga.

Pessoas são diferentes e se comunicam de maneiras diferentes

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

A comunicação está de fato muito ligada às nossas vivências pessoais. Ouvi sobre uma criança que reclamou de dor pelo simples fato de tirar uma figurinha do braço.

Fez o maior escândalo, gritou, esperneou. E logo todo mundo falou: que exagero! Nem doeu tanto assim…isso não dói. Mas aí eu pergunto: qual a referência de dor que uma criança de 3 anos tem? Ela verbalizou o que estava sentindo baseada na sua vivência e nas suas referências. E que ótimos exemplos são as crianças, tão puras e verdadeiras. Porém não são só elas que passam por isso, nós adultos também…verbalizamos e comunicamos de acordo com as nossas vivências.

“Eu no lugar dele faria diferente”. Já ouvimos ou falamos muito essa frase. A verdade é que NÃO, não faríamos diferente do outro, se tivessemos na vivência dele, com as suas referências, pensamentos e emoções. E nem sempre o que é óbvio para você, será para outra pessoa. Por isso comunicar é muito mais do que informar algo, é se conectar, entender com quem você está falando, estar aberto para se conectar àquele ser complexo, cheio de emoções e pensamentos – por vezes diferentes do seu.

Você sabia que cada pessoa tem facilidade para absorver a comunicação de uma maneira?

De acordo com algumas pesquisas, 55% das pessoas são visuais, 30% sinestésicas e 15% auditivas.

Visuais: precisam ver para crer, literalmente. Falam como as coisas se parecem, têm preocupação com a imagem, detestam bagunça ou qualquer tipo de poluição visual.
Auditivas: falam como as coisas soam. Procuram referências sonoras durante a conversa.
Sinestésicas: falam como sentem as coisas. Gostam de sentir e tocar, prezam pela sensação que determinada experiência lhes causa.

É importante observar não só a sua comunicação pessoal, mas a comunicação de quem você está se conectando.

Entenda: Pessoas são diferentes e se comunicam de maneiras diferentes!

Leia outros artigos

Máscaras

Nossa vida é uma grande narrativa onde nós escrevemos a história. Diante dessa narrativa podemos assumir diferentes personagens, mas jamais nos apegarmos

Propósito

propósitosubstantivo masculino1.intenção (de fazer algo); projeto, desígnio.“tenho o firme propósito de viajar”2.aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito.“ter bons propósitos na

O verdadeiro ajuste do Yogui

O verdadeiro ajuste do yogui não está na Asana, mas sim na sua mente. “O yogui que vê como iguais um punhado